quarta-feira, 2 de abril de 2008

D.V.A – Dependentes Verbais Anônimos



As pessoas cometem muitas injustiças. Preconceitos, julgamentos infundados, afirmações sem embasamento, classificações desnecessárias.Uma série de coisas que só traz o mal. Só faz nascer o ruim, o errado. Só semeia desunião, desamor. Enfim. As pessoas são ruins. O Tai Chi Chuan, com aquele seu símbolo redondo preto e branco mostrava as pessoas ruins com pontos bons e as pessoas boas com pontos ruins. Nos dias de hoje só existem pessoas pretas com pontinhos brancos.
Cheguei a essa conclusão ao me deparar com um enorme problema sócio-linguístico brasileiro que ninguém se deu conta ainda: a dependência dos verbos. Não consigo entender porque escravizam certos verbos. Obrigam-nos a estar sempre ao lado de algum outro verbo dominador, como se ele não valesse nada perto do “todo poderoso” verbo. Ahhh ! Um absurdo isso ! Onde já se viu, numa sociedade dita tão “moderna”, onde “ordem e progresso” são ideais primordiais e intrínsecos na nação, haver um problema tão grande como esse e tão pouco falado. Deve ter muita gente por trás disso. Só pode ser. Alguém está enchendo os bolsos de dinheiro e o orgulho de poder para não acabar com essa desigualdade.
É um absurdo nós “termos um pesadelo”. Eu quero “pesadelear”. Essa palavra, aliás, não constava no vocabulário da “grande mãe dominadora” que é o Windows e eu, como forma de protesto, o incluí. Sou a favor do verbo “Pesadelear”. Eu sonho, por que não posso pesadelear também? Por que tenho de “ter um pesadelo” ? Por que essa injustiça só porque o “pesadelo” é mais feio que o “sonho”. O fato de o sonho ser como um ator de cinema e o pesadelo como um gari não interfere na forma como devemos tratá-lo. Igualdade, Fraternidade e Liberdade. Liberdade, Liberdade abre as asas sobre nós! E sobre os verbos que ainda não são, pelo direito de o serem e se libertarem dessa dominação. A favor do pesadelo. Essa é a minha campanha! E deveria ser a sua também.
Tanta gente que o pesadelo ajuda. Tantas profissões dependem dele. Como ficariam as mães se não ameaçassem seus filhos com bichos-papões para comer toda a comida do prato ? Como sobreviveriam os donos daquelas casas do horror onde monstros e criaturas exóticas aparecem amedrontando as pessoas se não houvesse o pesadelo ? Do que sobreviveriam os filmes noturnos sem espectadores a essas horas ? Sexta feira de lua cheia, treze, halloween não teria o menor sentido se não fosse o pesadelo.
Portanto, esse é um manifesto a favor da liberdade verbal. Da quebra da dependência ilustrada pelo mártir da causa, o pesadelo. Queremos pesadelear. Ajude a causa e conjugue-o em todos os tempos verbais. E, acima de tudo, use-o freqüentemente, para que façamos uma luta silenciosa, de pouco a pouco ir infiltrando esse saudoso verbo no cotidiano e ajudando a salvar a dignidade de tantos outros verbos dependentes.

Um comentário:

  1. OMG! Depois desse protesto eu ate quero pesadelar...lembro que voce me disse sobre esse seu pensamento, mas nao sabia que era uma revolta tao grande...lute pela liberdade dos verbos!!

    ResponderExcluir