quarta-feira, 9 de abril de 2008

Falta de assunto

O maior desafio de um escritor é ter algo realmente interessante pra escrever. Eu estou treinando muito para me tornar um escritor. Não de renome, mas sim um redator publicitário. E é legal tentar desenvolver a criatividade com coisas escritas. Mas, ultimamente, os bons temas estão me faltando. Escrever sobre a dengue ta muito batido, sobre crianças assassinadas também. Sobre coisas que nos enraivecem me deixa irritado e com raiva. Sobre políticos, já falei na frase anterior. Sobre música ?!? Ainda existe isso em algum lugar do mundo ?!? Música, de verdade, faz tempo que não ouço algo novo. Ahhh ! A Madonna lançou um novo clipe. Mas a Madonna não é política nem criança nem pegou dengue . Por que será que me lembrei dela ?!? Não sei, talvez tenha sido a falta de assunto.
Falta de assunto. É um bom tema, afinal estou falando, pelos meus cálculos de leitor, há quase um minuto e ainda não disse nada. Falta de assunto aliado à vontade de falar não costuma dar muito certo. Quem nunca se pegou na fila do banco, num quinto dia útil, reclamando da fila com o subseqüente ?!? E, a partir daí engatou outros assuntos. Falou do pai que ta ficando velho e fica repetindo as mesmas histórias nas reuniões de família. Da irmã que acabou de se separar e está choramingando por todos os cantos. Do cachorro que não consegue aprender a fazer xixi no jornal. Acho que deve ser a raça dele que é meio burra mesmo. Depois disso ficou mais trinta segundos sem falar nada e sentiu uma coceira nas cordas vocais que poderia causar sua mudez definitiva se não engatasse outro assunto. E olhou pra janela e falou que esse tempo é maluco mesmo, não ?!? No seu tempo não havia tantas coisas estranhas assim. Definitivamente não. O verão começava em ponto, no dia marcado pela folhinha. E fazia calor de verdade. E todas as tardes chovia aquela chuva gostosa de se tomar. E chegava em casa encharcado com aquele sorriso que se transformava em lágrimas quando via sua mãe gritando para não molhar o tapete da sala. E a fila, nesse meio tempo, não andou nem mais devagar nem mais depressa. Mas a vontade de fingir que não está nem aí pra ela pois acabara de arrumar um amigo para dialogar é imensa e continua emendando assuntos e mais assuntos só pela vontade de dizer algo.
Agora, vai me dizer que, com aquela sua conta paga, você não ficou com vergonha do seu “eu” bancário que puxa conversa com filas ?!? Pois é, amigo, você sofre de falta de assunto, que, apesar do nome, não se trata de falta de assunto de verdade que te faz ficar calado, mas sim de assunto que preste. Ou você acha que, se houver algum jornalista na fila de ouvido na sua conversa ele vai parar , tirar o caderninho e o gravador do bolso e te encher de perguntas para escrever aquela matéria super interessante sobre as raças de cachorros mais burros ?!? Se der sorte ...
É, novos tempos. Porque no meu tempo as coisas eram diferentes. Quem não tinha um bom motivo para escrever não ficava enrolando e tentando buscar assunto. Ainda mais enchendo a paciência de leitores. Não, não. No meu tempo era diferente. No meu tempo o inverno começava, impreterivelmente, no dia 21 de Junho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário